Concurso Hometeka de Interiores 2016

Concurso Hometeka de Interiores 2016

Concurso de projetos de interiores para a Casa Chassi, com ênfase em soluções contemporâneas, com o melhor do design e adequadas ao contexto de uma casa industrializada, modular e produzida em escala. A configuração da casa não poderia ser alterada e todos os itens de decoração e mobiliário deveriam ser produtos da Hometeka. O layout proposto para a Casa Chassi teve como ponto de partida três itens que consideramos fundamentais para um bom projeto de interiores: a circulação, a setorização/integração de ambientes e o mobiliário, responsável por induzir e direcionar o morador ou visitante dentro das definições de projeto relacionadas aos dois primeiros itens.

Essa marcenaria foi pensada de maneira que também orientasse a circulação do projeto. Posicionada no lado oposto ao banco e justaposta ao corredor dos quartos, ela enquadra a área de uso compartilhado integrando os ambientes, ao mesmo tempo que conecta o acesso à área privada, de maneira discreta, que quase passa desapercebida, garantindo ainda mais privacidade para a área dos quartos.
Esse móvel é responsável também por acomodar a lavanderia da casa, um item que julgamos indispensável em um projeto residencial. No entanto, não queríamos que esse cômodo da casa se destacasse e chamasse muita atenção. Para isso, colocamos portas retráteis que escondem o ambiente e o deixam exposto somente quando o morador estiver usando.

Tomando como base a arquitetura da Casa Chassi, observamos que já existia uma circulação sugerida dentro da arquitetura. O corredor de ligação dos quartos e as portas de vidro, uma de frente para a outra, induzem o caminhar do morador em um sentido específico da planta.

Optamos então por criar dois novos fluxos de circulação, paralelos ao corredor dos quartos, dando continuidade para a planta da casa e conectando de maneira mais evidente as duas varandas do projeto. Devido à existência de pilares, decidimos deslocar o acesso para as laterais, na direção das paredes, correndo as folhas da porta de vidro para o centro do vão e deixando as extremidades livres.
Outro ponto de circulação secundário é criado a partir da divisão entre sala de estar e jantar pelo combo rack, painel e buffet. Essa circulação é perpendicular à principal e sugere o acesso em direção aos ambientes de uso privado.

O banco de madeira foi criado como um dos itens de orientação da circulação proposta no projeto. Esse item de marcenaria também tem a função de integrar os ambientes, indo de uma varanda à outra e passando pelas salas de estar e jantar. Criado como um objeto para funcionar em vários ambientes diferentes, o banco tem uma vocação multifuncional, podendo ser usado como banco, prateleira baixa, aparador ou apoio para objetos diversos. O acabamento em madeira foi escolhido de maneira que essa marcenaria conversasse com o restante do mobiliário proposto no projeto.

ARRASTE
Metragem: 81m²
Ano: 2016
Date:
Category:

Projetos, consultorias, dicas e inspirações de arquitetura, decoração, mobiliário e paisagismo, com foco em pequenos ambientes e soluções inteligentes!

[emaurri_core_instagram_list photos_number=”6″ columns_number=”3″ space=”tiny” image_resolution=”thumb” behavior=”columns”]

(11)93328-9448
[email protected]