
Blocos de concreto na decoração
Os blocos de concreto são elementos muito comuns em obras e construções, responsáveis pelas vedações dos ambientes ou até mesmo exercendo função estrutural. Mas você já parou para pensar que eles também podem fazer o papel decorativo? Isso mesmo! Sabendo combinar com o restante do ambiente, os blocos de concreto podem trazer novos ares para o seu lar, podendo ser usados in natura (com aspecto de concreto mesmo) ou coloridos com a cor que lhe agrade. E o melhor de tudo: são super baratos! Se você está se mudando para um apartamento ou casa alugados, essa também é uma dica valiosa caso não queira ou não possa investir tanto em mobiliário.
Confira algumas dicas de como utilizar esse material:
1-MESA LATERAL
O uso dos blocos empilhados no lugar de uma mesinha lateral provoca uma reação diferente neste espaço. Aqui eles foram usados em seu estado natural para harmonizar com as cores mais fortes já existentes. Os “furos” dos blocos também funcionam como nichos e são ótimos para armazenar revistas, controles remotos e outros itens sempre à mão.

(Foto: reprodução – Marcelo Magnani para Casa e Jardim)
2-CRIADO-MUDO
Blocos empilhados somente ou com prateleiras de madeira criam essas duas opções mais rústicas, com ares industriais para o seu criado-mudo. Novamente os nichos do próprio bloco ou das prateleiras são ótimas opções para armazenar livros, pequenos vasos e outras “miudezas” que mantemos próximas à cama. As luminárias dão um toque especial, completando a composição.

(Foto: reprodução – Bethany Nauert / Apartment therapy) (Foto: reprodução – Alan Gastelum/Casa vogue | Projeto: Fanny Abbes )
3-JARDIM VERTICAL
Se você tem espaço no seu quintal ou varanda, esta é uma alternativa bem bacana e barata para fazer um jardim vertical. Os blocos empilhados de maneira estratégica criam uma composição volumétrica muito interessante, e os nichos aqui funcionam como pequenos “vasos” onde podem ser plantadas as espécies que você mais gosta.

(Foto: reprodução – Marcelo Magnani para Casa e Jardim) (Foto: reprodução – tommyle5e/instagram)
4-ESTANTE
Semelhante a opção do criado mudo, porém em maiores dimensões. Os blocos empilhados com prateleiras de madeira resolvem qualquer problema de armazenamento, desde apenas um “improviso” até um mobiliário fixo. Também é uma ótima opção para casas ou apartamentos alugados se você não quiser investir em mobiliário.

(Foto: Liden Skapelse)(Foto: Simples Decoração)(Foto: CCS Architecture)(Foto: Rafaela Paoli / histórias de casa | Projeto: Angelo Dal Bó)
5-BANCOS
Solução simples e descontraída. Você pode colorir os blocos, para trazer mais vida ao ambiente, ou deixá-los na cor natural como na imagem, com o auxílio da placa de madeira, que traz um ar mais elegante ao espaço. O aproveitamento do nicho para inserir uma vegetação completa a composição.

(Foto: reprodução – brit.co) (Foto: reprodução – jiliandee.com)
6-ADEGA
Se você quer ter uma adega, mas não quer investir em eletrodomésticos, essa é uma solução que pode trazer muita originalidade e personalidade ao seu espaço. Os blocos ajudam inclusive a manter controlada a temperatura dos vinhos e, associados a outros acessórios, permitem que você tenha um espaço único.

(Foto: reprodução – Extra / Morar mais por menos) (Foto: arquivo pessoal | Projeto: Triart arquitetura, Casa Cor 2016)
7-CAMA
Na solução os blocos funcionam como suporte para o colchão ou colchonete. Naturais ou coloridos, a opção fica a critério da composição do espaço em geral. Aqui também os nichos funcionam como local de armazenamento.

(Foto: reprodução – homedit.com) (Foto: reprodução – improvised life)
8 – SOFÁ
Na solução os blocos funcionam como suporte para o colchonete. Naturais ou coloridos, a opção fica a critério da composição do espaço em geral.

(Foto: reprodução – Jardim do coração) (Foto: reprodução – MCA Estúdio | Projeto: Márcia Martinez e Ândrea Fricks)
9- ESTRUTURA DE MESA CENTRAL
Os blocos como suporte de mesa são uma solução super simples e trazem ares industriais para o seu ambiente. Na imagem, o tampo de vidro garante transparência e valoriza a ideia.

(Foto: reprodução – Shaina Mote em The Dreslyn)
10 – DIVISÓRIA APARENTE
Quem disse que os blocos de concreto precisam ficar escondidos nas paredes? Se você aposta em uma decoração mais industrial, essa é uma solução que pode vir muito bem a calhar. E como na imagem, os nichos podem ser utilizados como elementos vazados, criando uma composição diferente e permitindo a passagem de luz.

(Foto/projeto: reprodução – INT2architecture)
Tem alguma dúvida ou algum tema que gostaria de ver por aqui? É só deixar um comentário!
Deixe um comentário