
10 dicas de como organizar seus sapatos
#01
A primeira dica é a solução mais indicada: uma sapateira planejada, preferencialmente junto aos armários do seu quarto ou closet. A vantagem nesse caso é que os sapatos permitem uma disposição diferente (como na foto, com abertura lateral), o que economiza espaço. Mas se essa solução é inviável para você, é só acompanhar as próximas dicas.
(foto: reprodução – houzz | Douglas Design Studio)
#02
Essa é uma solução para os mais descolados. Se você tem alguma parede livre, pode investir em uma sapateira feita com canos de PVC. Você pode pintá-la da cor que melhor combinar com seu ambiente e também pode organizá-la da maneira que achar melhor. Nessa foto a composição também deu lugar a um aparador com espelho.
(foto: reprodução –Circle Design Studio)
#03
Se você tem espaço disponível, essa é uma solução para investir. Móveis mais baixos e bem horizontais dão maior sensação de amplitude aos ambientes pequenos. O posicionamento abaixo da janela, como na foto, aproveita um espaço muitas vezes ignorado e ainda permite seu uso como apoio de objetos de decoração e itens sempre à mão.
(foto: reprodução – Marcelo Magnani para Revista Casa e Jardim)
#04
Essa solução é bem semelhante à anterior, mas apresenta uma vantagem: as portas basculantes acomodam os sapatos na vertical, o que resulta em um móvel de pouca profundidade que pode ser colocado até nos corredores.
(foto: reprodução – Edu Castello para Revista Casa e Jardim)
#05
Se você não tem nenhuma parede livre disponível, fica tranquilo(a) porque ainda tem solução! Uma boa saída são móveis multiuso. Nesse caso o baú ao pé da cama tem a função de armazenamento (com os compartimentos para os sapatos) e também funciona como banco.
(foto: reprodução – Revista Casa Abril)
#06
Ainda falando nos móveis multiuso, essa cabeceira com compartimento interno soluciona o problema de estocagem com pouca profundidade, ideal nos casos em que praticamente não há espaço disponível. Só lembre-se de verificar se você tem espaço suficiente para abertura lateral do móvel.
(foto: reprodução – Zuhause Wohnen/ Ikea)
#07
Se todas as soluções anteriores não se enquadram na sua realidade, ainda existe uma “carta na manga”. Você encontra esses módulos com rodinhas para vender ou pode fazê-los você mesmo(a). Seus sapatos ficam armazenados e escondidos embaixo da cama. Só não esqueça de realizar a limpeza com frequência porque o acúmulo de poeira é maior nesse caso.
#08
Voltando aos móveis multiuso, que são soluções bastante práticas: Nesse caso a sapateira com nichos abertos faz as vezes de aparador também, e a vantagem é que você pode colocá-la no hall de entrada, por exemplo. Existem modelos prontos ou você pode mandar fazer sob medida.
(foto: reprodução – Overstock)
#09
Essa solução é bem parecida com a anterior, mas aqui a sapateira funciona também como banco, de maneira bem prática, já que você pode calçar os sapatos ali mesmo. A desvantagem é que há pouco espaço de armazenamento nesse modelo disponível para compra, mas você pode mandar fazer sob medida.
(foto: reprodução – Within Home / Studio lab decor)
#10
E para finalizar, a última dica é criar uma composição no hall de entrada, caso não tenha espaço em outo lugar. Você pode representar sua personalidade compondo com outros itens como nichos e cabideiros, e também pode optar por deixar os sapatos aparentes (como na foto) ou escondê-los em um móvel com portas, por exemplo. Só não abuse na quantidade se não o efeito será inverso e seu espaço aparentará ser menor ainda.

Deixe um comentário