AmbientesCozinhas – 32 dicas de como aproveitar melhor o espaço

Cozinhas – 32 dicas de como aproveitar melhor o espaço

Se você está montando casa ou apartamento, com certeza sonha com aquela cozinha perfeita, não é mesmo? Mas quando o espaço é escasso, é bem mais difícil organizar tudo do jeito que a gente queria. Se você está perdido(a) no meio da reforma, esse artigo foi feito para você. Fique de olho nas dicas e deixe as dúvidas de lado. E se mesmo assim ficar inseguro(a), já sabe, é só entrar em contato que nós te ajudamos a resolver o seu problema!

#01

Quando falta espaço qualquer cantinho é valioso. A lateral dessa ilha foi muito bem aproveitada com a criação desses nichos de madeira, que podem servir tanto à cozinha como à sala. O uso de materiais diferentes valorizou a ilha de deixou a cozinha mais interessante.

 (Foto: reprodução – Archiproducts | Projeto: Marconato & Zappa Architetti Associati)

#02

Essa cozinha prova que tamanho não é documento! As prateleiras abertas e o revestimento geométrico dão maior noção de profundidade, garantindo maior amplitude e deixando essa pequena cozinha muito funcional e charmosa.

(Foto: reprodução – Nam Dang Mitchell)

#03

As prateleiras abertas vieram pra ficar! São uma excelente opção para aproveitar o espaço vertical e para quem não quer gastar muito com marcenaria. E ainda deixam a louça exposta como um charme a mais na decoração.

(Foto: reprodução – instagram de schoolhouse)

#04

Nesse projeto as gavetas organizadoras são o destaque! Ter uma marcenaria bem planejada ajuda muito no bom funcionamento de um ambiente, ainda mais quando esse ambiente é bem pequeno, como é a tendência atualmente.

(Foto: reprodução – instagram de lacca)

#05

Quem foi que disse que os tampos da cozinha precisam ser de pedra? Nessa cozinha os tampos de madeira ficaram lindos e compuseram muito com o piso e as prateleiras. Aliás, quem foi que disse que piso de madeira na cozinha não pode?

(Foto: reprodução – Cantilever Interiors)

#06

O destaque desta cozinha fica para a iluminação. As luminárias de filamento enroladas no tubo de ferro são uma forma bastante interessante de organizar e regular a altura das lâmpadas. Essas luminárias pendentes funcionam muito bem sobre mesas e bancadas, onde a luz é mais pontual.

(Foto: reprodução – Laurel and Wolf interior design)

#07

Já pensou num projeto monocromático para sua cozinha? Nesse projeto o cinza foi a cor escolhida e deixou esse ambiente muito elegante.

(Foto: reprodução – Elin Lannsjo)

#08

Quem foi que disse que cozinha precisa ser clara e com armários brancos? Nesse projeto, parede e revestimentos pretos fazem fundo e destacam a marcenaria colorida! Ficou lindo e ousado! O que acha?

(Foto: reprodução – feedly.com)

#09

Os revestimentos geométricos dessa cozinha são o ponto forte de projeto! A escolha de não subir o revestimento até o teto destacou a composição hexagonal formada pelas peças menores. A composição com cores neutras é bem característica do estilo escandinavo, bastante em voga no momento.

(Foto: reprodução – autor desconhecido)

#10

Nessa cozinha o uso da madeira ao natural e pintada de preto deixou o ambiente com um ar sóbrio e elegante.  A mesa integrada à ilha garante assento para seis pessoas. É uma ótima opção para quando o espaço é escasso e precisa ser bem aproveitado. Destaque para os trilhos de iluminação, que são uma ótima opção quando não existe forro de gesso.

(Foto: reprodução – instagram de lucdesign | Our Media Design Studio)

#11

Quando a iluminação natural é generosa, o uso do preto não compromete o ambiente. Nessa cozinha, marcenaria, revestimentos e tampos são pretos. Para não carregar o ambiente, o piso e o teto foram mantidos em cores claras de maneira que refletem a luz que entra pela janela.

(Foto: reprodução – Jonas Berg para Stadshem | Grey deco)

#12

As prateleiras de ferro e madeira são uma forma de transformar seus utensílios de cozinha em itens de decoração. Fica um charme e trazem personalidade para a casa.

(Foto: reprodução – Dwell | Projeto: Gaeten Havart)

#13

A marcenaria não precisa ser apenas funcional. Nessa cozinha o armário azul é o destaque e traz alegria para o ambiente. O nicho de madeira emoldura os utensílios coloridos usados como decoração.

(Foto: reprodução – Martina Gemmola | Projeto: Cantilever Interiors)

#14

A madeira com branco é uma escolha excelente para aqueles que preferem cozinhas claras. Nessa cozinha o revestimento se destaca, apesar de ser da mesma cor dos armários, pelo formato geométrico. A iluminação embutida atrás da marcenaria também confere destaque ao revestimento e à bancada.

(Foto: reprodução – Space Craft Joinery)

#15

Nessa cozinha percebemos que tamanho não é documento. Quem poderia imaginar que em tão pouco espaço o problema poderia ser resolvido? Nesse caso a geladeira foi substituída pelo frigobar, que está embutido no armário sob a bancada. A barra de metal para pendurar utensílios também economiza espaço de gavetas, e a parte de cima dos armários sem porta também ajuda a aumentar a sensação de espaço.

(Foto: reprodução – Indogate)

#16

Nessa cozinha a solução encontrada para ganhar espaço foi embutir a coifa no teto. Com isso, sobrou lugar para acomodar prateleiras! A composição da madeira e do branco junto com a cuba esculpida deixou o ambiente clean e elegante.

(Foto: reprodução – Andrey Avdeenko | Projeto: Olena Yudina)

#17

A cozinha em corredor é um clássico. Nesse caso foi definido que os armários ficariam apenas sob as bancadas. Na parte superior, o uso de prateleiras em um dos lados apenas ajuda a trazer mais leveza para o ambiente e aumenta a sensação de espaço.

(Foto: reprodução – Lisa Cohen para Vogue Living)

#18

A solução interessante nessa cozinha foi a integração com a lavanderia. A marcenaria, toda da mesma cor, une os dois ambientes e permite esconder a máquina Lava e seca quando ela não estiver em uso.

(Foto: reprodução – Studio Colnaghi)

#19

A composição da marcenaria preta com o mármore carrara deixou essa cozinha moderna e elegante.  A janela com caixilho preto, a torneira preta e as luminárias de filamento deixaram o ambiente com uma pegada industrial e jovem.

(Foto: reprodução – Autor desconhecido)

#20

Nessa cozinha os destaques vão para o piso de ladrilho hidráulico e para a marcenaria colorida! Repare que mesmo a cozinha sendo integrada ao resto da casa, a escolha por um piso diferente deu muito certo e destacou a transição de um cômodo para o outro.

(Foto: reprodução – Marco Antonio para Casa Claudia)

#21

Com cara de área externa essa cozinha se destaca pelo uso da madeira de demolição em sua marcenaria e pela ilha que, sustentada por pés palito, lembra muito uma mesa de varanda. A iluminação também ficou incrível com essa estrutura suspensa que acomoda a coifa e permite o cultivo de temperos.

(Foto: reprodução – Atelier Bretel)

#22

A janela é a estrela desse espaço! Além de trazer iluminação natural, também serve de apoio para itens decorativos e fruteira. Outro charme dessa cozinha é a estampa dos azulejos da bancada, que trouxe cor ao projeto.

(Foto: reprodução – Superpozycja Architekci)

#23

A marcenaria dessa cozinha é muito interessante e mescla o preto com a madeira, criando um painel único. A lousa também é uma excelente ideia para o ambiente! A iluminação com trilhos embutidos permite posicionar as lâmpadas e garantir mais luz nas bancadas de trabalho.

(Foto: reprodução – Deavita.fr)

#24

A marcenaria colorida mais uma vez se destaca em um projeto de cozinha! Combinada com o mármore, deixou o ambiente jovem e moderno, fugindo do padrão tradicional. O pendente sobre a mesa traz um charme adicional ao ambiente.

(Foto: reprodução – Jonas Ingerstedt)

#25

A bancada em concreto é uma ótima opção para quem que economizar em marcenaria. Nesse caso, combinada com um tampo em aço inox, deu um ar de cozinha industrial para o ambiente doméstico.

(Foto: reprodução – Blue Tea Kitchens)

#26

Nessa cozinha, a composição dos lambris de madeira com os azulejos brancos mostra que dois elementos tradicionais, e muitas vezes deixados de lado na hora de escolher os acabamentos,  podem deixar um ambiente bastante atual e elegante quando combinados com uma boa marcenaria.

(Foto: reprodução – autor desconhecido)

#27

O frontão em aço inox é uma ótima opção para quem quer praticidade na hora de limpar a cozinha.

(Foto: reprodução – LEPIC for schiffini / Jasper Morrison)

#28

A bancada de concreto, os tijolos aparentes pintados e as prateleiras de madeira dão a essa cozinha uma cara de casa de campo e trazem aconchego ao ambiente.

(Foto: reprodução – Casinha colorida)

#29

A dupla (marcenaria colorida e iluminação criativa) é o que faz desta cozinha um projeto especial. O uso da cor é um dos elementos mais significativos na hora de trazer uma atmosfera jovem para um ambiente, e quando combinado com elementos decorativos inesperados, o sucesso é garantido.

(Foto: reprodução – Histórias de casa)

#30

A simplicidade na escolha de materiais e na escolha de cores deixou essa cozinha com um ar tranquilo e relaxante. Novamente o uso da madeira com o branco se mostra uma opção que funciona muito bem para esse cômodo da casa.

(Foto: reprodução – Doherty design / est living)

#31

Essa marcenaria com puxadores redondos é tão fofa que deixou essa cozinha com cara de casa de boneca! O que tira um pouco dessa sensação é a escolha da cor preta, que faz um contraponto e deixa o ambiente mais adulto.

(Foto: reprodução – LEPIC for schiffini / Jasper Morrison)

#32

E chegamos ao fim dessa série com mais um exemplo de como uma marcenaria bem planejada pode transformar a sua cozinha!

(Foto: reprodução – Instagram de Priscila Ventura)

 

Qual o próximo tema que você quer ver por aqui? Conta pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Projetos, consultorias, dicas e inspirações de arquitetura, decoração, mobiliário e paisagismo, com foco em pequenos ambientes e soluções inteligentes!

[emaurri_core_instagram_list photos_number=”6″ columns_number=”3″ space=”tiny” image_resolution=”thumb” behavior=”columns”]

(11)93328-9448
[email protected]